sábado, 30 de abril de 2011

SABER ESCUTAR... UMA LIÇÃO ETERNA E DE MUITA SABEDORIA...

SABER ESCUTAR... UMA LIÇÃO ETERNA E DE MUITA SABEDORIA...

A arte de escutar é um processo ativo. É atingir o grau de bom ouvinte que assegurará o que Sun Tzu chamou de “a garantia de decisões profundas”.

Aqui vão algumas regras para você aprender a escutar:

1. Repita para você mesmo o que ouviu. O componente fundamental de aprender a escutar é tornar claro o que foi dito pela outra pessoa. Emprega-se expedientes como “o que entendi você dizer foi...”, ou simplesmente a repetição do enunciado. Desta forma, você assegura que entendeu o que foi dito, o que colabora para apreender informações adicionais.

2. Faça perguntas. Outro componente do saber escutar é fazer perguntas. Elas vão torná-lo um participante ativo da conversa, fomentarão novas informações e colaborarão para que você tenha uma influência positiva na conversação. Seja sincero no que tange às perguntas e receberá de volta um fluxo maior de informações.

3. Reconheça os pensamentos e sentimentos do interlocutor. Esta conduta interessada no diálogo pode ser demonstrada através de palavras ou de linguagem corporal, como com um aceno de cabeça. Ao indicar que você está captando o conteúdo da conversa, o diálogo passa de um patamar puramente emocional para a esfera dos assuntos mais sérios. É também pela demonstração de interesse real nos rumos da conversa que você consegue frustrar as interrupções impertinentes de terceiros. Com um simples sinal ou comentário, você encoraja o interlocutor a prosseguir o assunto tratado.

4. Descubra o que os outros querem realmente dizer. Saber escutar ajuda-nos a desenvolver a capacidade de perceber os desejos e necessidades das outras pessoas. Se conseguirmos escutar verdadeiramente e compreendermos o que elas querem dizer, nos tornamos ouvintes argutos. As interações positivas do bom ouvinte ajudam a formar um quadro completo sobre a lógica e os sentimentos em jogo na conversação. Dessa forma, vamos ser considerados pessoas com empatia.

5. Melhore a auto-estima dos outros. Sorria, seja prestativo e bem-humorado. Se conseguirmos nos tornar um ouvinte que melhora a auto-estima dos outros, as pessoas vão naturalmente nos procurar e depositarão confiança em nós.

6. Esteja ciente de suas distrações na conversa. Você consegue prestar atenção na conversa de pessoas com quem não tem nada em comum? Consegue ser bom ouvinte de uma variada gama de assuntos? Muitas coisas podem prejudicar a nossa vontade de escutar. Se você conhece aquilo que o distrai em uma conversa, pode chegar a um patamar mais elevado na arte de saber escutar.

7. Mantenha-se no presente. Uma mente dispersiva é o inimigo do ouvinte. Não tire conclusões precipitadas, nem busque implicações futuras para o que está ouvindo. Mantenha a sua mente sintonizada no presente.

8. Faça anotações. Não importa se você vai utilizar ou não as suas anotações: fazê-lo é uma maneira de se manter atento à conversa.

− Extraído de “Sun Tzu para o Sucesso”,

de G. Michaelson e S. Michaelson – Ed. Cultrix.

“O homem inteligente acha quase tudo ridículo; o homem sensato, quase nada.”

− Goethe

José Carlos Ramires

30/abril/2011